14 de maio de 2020

Pandemia - mais eficiente que meteoro!

flu

Não se fala em outra coisa no planeta Terra! O assunto recorrente no mundo contemporâneo é a aventura alarmante de uma poderosa infecção que faz com que olhemos para o mundo ao nosso redor como se estivéssemos uma saga cinematográfica de ameaça total! O que as ficções usaram apelativamente, ou mesmo de forma fundamentada, agora vivemos na realidade!

10 de maio de 2020

Juízo Final

Doomsday (UK, 2008)

Diret Neil Marshall
Com Rhona Mitra, Alexander Siddig, Bob Hoskins, Adrian Lester, Craig Conway.

doomsday

Todos os ingredientes do mundo. Um vírus que devastou grande parte da humanidade fez com que grupos se isolassem em áreas delimitadas por altas barreiras e forte armamento. No Reino Unido um muro separa o norte de sul e quando um reconhecimento aéreo descobre que existem pessoas vivas no norte isolado, a agente Sinclair tem a missão de recolher alguma pessoa imune para produzir uma vacina à partir do seu sangue. Mas a região é dominada por grupos regredidos à barbaridade.

7 de maio de 2020

I Sell the Dead

I Sell the Dead (EUA, 2008)

Diret Glenn McQuaid 
com Dominic Monaghan, Ron Perlman, Larry Fassenden, Brenda Cooney.

I sell the dead

Piada pasticho. Terror-comédia baseado livremente no caso Burke & Hare, dois vigaristas que na Escócia do século XVIII, roubavam cadáveres para os estudos de um doutor. Aqui a dupla é formada por Dominic Monaghan (o hobbit Merry de O Senhor dos Anéis) e pelo enigmático Larry Fassenden, um ator/diretor/produtor ruim de doer, sempre imitando Jack Nicholson e que já tem uma consistente carreira no fantástico.

5 de maio de 2020

616, Tudo É Inferno - a pretensão erudita no pop contemporâneo.

Essas primeiras chamas, portanto, surgiram em 16 de junho, isto é, no décimo sexto dia do sexto mês. O que dava 616, o número de Lúcifer encarnado no Apocalipse de São João!
Embora a maioria das pessoas acreditasse que o número da Besta era 666, isso não era verdade. Tratava-se de um erro baseado em uma alteração introduzida no Novo Testamento nos tempos do imperador romano Nero.

27 de abril de 2020

O Poço

El Hoyo (Espanha, 2019)

Diret Galder Gastelu-Urrutia
Com Ivan Massagué, Zorion Eguileor, Emilio Buale, Antonia San Juan, Alexandra Masangkay, Zihara Llana.

o poço

Distopia do inconsciente. Sufocante alegoria social na forma de um drama carcerário. Em uma instituição de critérios punitivos os encarcerados formam duplas suas celas, e cada cela está disposta em uma gigantesca estrutura vertical. Uma abertura central tem uma plataforma móvel pela qual disponibiliza-se comida a intervalos regulares, mas a cada andar para baixo, os alimentos irão sendo consumidos. Mais do que um simples punição, os internos esperam receber um benefício pela estadia. Goreng (Ivan Massagué) é o novo interno que tenta compreender a situação e reverter o processo injusto que permite a alimentação farta dos primeiros andares e deixa apenas restos para os encarcerados inferiores.

24 de abril de 2020

Antropophagus

Antropophagus (Itália, 1980)

Diret Joe D'Amato
Com Tisa Farrow, George Eastman, Saverio Vallone, Zora Kerova, Serena Grandi, Mark Bodin, Bob Larson.

george eastman

Veganos go home! Um dos mais notórios video nasties da história do cinema de terror. Grupo de turistas se une a Julie (Tisa Farrow, irmã de Mia Farrow) na visita a amigos em uma ilhota no mediterrâneo, próxima à Grécia. No vilarejo local, encontram uma moradora reclusa e no casarão onde ela deveria encontrar os amigos, uma única habitante em estado de choque, até finalmente conheceram a história trágica de um náufrago que teve que recorrer ao canibalismo para sobreviver. E esse náufrago regredido a condições sub-humanas parece ter aportado justamente na ilhota em que se encontram!

19 de abril de 2020

A Sociedade Secreta do Cult Movie!

eraserhead

A hora dos esquisitões! Em inglês exquisit quer dizer peculiar, distinto, de poucos similares. Em português o termo ganha um significado de segregação, quase de exclusão. Mas para bom entendedor "esquisito" pode ser uma virtude alternativa das mais bem vindas!
Durante e a história do cinema, a busca pelo gosto padrão das massas sempre foi o norteador da produção. Os filmes têm que se pagar nas bilheterias e assim quanto mais gente gostar melhor. Mas temos a parcela da produção que prefere "entrar pela janela" e deixar a porta para o convencionalismo. Aqueles que arriscam produções mais ousadas em alternativas de linguagem e experimentos estéticos distintos.