2 de novembro de 2019

Tarif de Nuit

Tarif de Nuit (França, 2015)

Diret Julien Seri
Com Jonathan Howard, Jonathan Demurger, Jess Liaudin, Fanny Valette.

tarif de nuit


Escola Luc Besson. Divertido thriller urbano parcialmente produzido por crowdfunding! Chris e Luc são velhos amigos que se reencontram em uma noitada parisiense, mas depois de um ligeiro atrito com um misterioso motorista de táxi, a situação da dupla se agrava quando esse motorista se empenha em caçá-los obstinadamente noite adentro.

E o que parecia apenas um confronto momentâneo revela segredos do passado dos rapazes e uma suposta rede de justiça alternativa atuando. Então Tarif de Nuit é um suspense na linha de cinema pop, fantasioso, próximo a um roteiro de quadrinhos e repleto de auto-referências à cultura cinematográfica como é habitual na cultura de produção orientada pelo fan-film. Considerando as linhas alternativas de produção e financiamento que originaram o filme, é bastante apreciável o resultado B com o espaço urbano servindo como um labirinto sem saída e personagens que entram e saem conforme a conveniência da aventura. E uma vez assumidas as referências é fácil achar paralelos diversos com The Warriors (a fuga pela cidade à noite), The Car (o implacável táxi preto), Encurralado (o motorista não identificado), a certa altura o motorista é citado como Jason, tem uma ótima sequência animada como em Kill Bill, e o personagem de taxista psicopata remete obviamente a Taxi Driver. Em uma referência menos pop pode-se até citar a rede fascista de Taxi de Carlos Saura.

Situando-se como um respeitável filme B contemporâneo em sua assumida fantasia urbana, Tarif de Nuit começa melhor do que termina, e deixa a esperança de uma refilmagem com mais dinheiro, mais porrada e mais destruição.

Body-count: o motorista invade o apartamento de traficantes armado com uma katana!
• Suspense incômodo: o taxista que não fala na primeira viagem.
Body-count 2: o encontro com os policiais corruptos.
• Beleza gratuita: a namorada só entrou no filme para balançar o decote na fuga em câmera-lenta.

Expectativa 🚖🚖      Realidade 🚖🚖

Nenhum comentário:

Postar um comentário