10 de abril de 2022

Bunny Lake Desapareceu - um suspense pioneiro no empoderamento feminino.

Bunny Lake Desapareceu

Compreende por que eles não estão procurando por uma meninazinha que desapareceu daqui esta manhã? Esta escola não tem qualquer documento ou registro da menina, nem formulário de matrícula, nem cheque. Nenhuma professora conversou com a srta., ninguém que a tenha visto antes apareceu até agora.

Bunny Lake Desapareceu é um suspense psicológico old school que ainda guarda seu encanto imersivo na busca obsessiva por uma garota de quatro anos desaparecida na saída da escola! Blanche Lake é uma mulher de meia idade que se mudou para New York, com a filha pequena, apelidada Bunny, na busca de melhor situação profissional. Mas logo no primeiro dia de aula a menina some e uma busca desesperada tem início. Blanche está na cidade há duas semanas apenas, e não tem amigos ou parentes a quem possa recorrer. Até mesmo os menores indícios de sua estada na cidade e registros da filha, não servem para que autoridades empreendam uma busca eficaz e Blanche se desespera com a falta de resultados e envolvimento dos que a ajudam. Quando entra em cena um psiquiatra, a ação lança dúvidas sobre a saúde mental de Blanche e no processo, as revelações de seu passado apresentam situações suspeitas, como a gravidez ilegítima, os atritos com a mãe e sua mudança para New York como uma fuga de sua cidade natal. 

O delírio de Blanche, estava pensando o psiquiatra, espalhava-se com rapidez, aumentava seu alcance de forma alarmante, cobria cada vez mais território.

Construindo sua narrativa em um texto fluente, o livro é de leitura bem ligeira (e até compulsiva) em seu formato sem divisão de capítulos e progressão aflitiva de eventos até o ótimo epílogo de reviravoltas e saltos narrativos. Curiosamente, usa o suspeito desequilíbrio da protagonista como principal base para a história, isso antes mesmo de Psicose. E no desenvolvimento, as sutilezas e suspeitas sugerem tanto a paranoia de isolamento à qual Blanche se entrega, quanto um possível rapto da indefesa Bunny!

– Não acredita em mim? É isso o que quer dizer? Que não existe Bunny alguma, é isso?

• Evelyn Piper é pseudônimo de Marryan Modell e duas de suas novelas de suspense foram adaptadas para o cinema no mesmo ano. Este Bunny Lake Desapareceu e The Nanny, com Bette Davis.
• A versão para cinema, feita por Otto Preminger em 1965, alterou sensivelmente algumas situações, e apesar da excelência técnica, não superou o livro.


Leitura Radical
Previsível lá pela metade.

Leitura Passional
Suficientemente doentio e envolvente.
_____________________

Bunny Lake Desapareceu

Bunny Lake is Missing, Evelyn Piper, 1957
Editora Record, Rio de Janeiro, 1966
249 páginas

Bunny Lake Desapareceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário