2 de abril de 2022

Na Escuridão da Mente - a possessão pop de Paul Tremblay

Na Escuridão da Mente
"Por favor retire seu capuz enquanto estiver na mesa de jantar."
Marjorie obedeceu. A remoção foi uma revelação chocante. Sua pele estava acinzentada , da cor de de cogumelos que cresciam  ao redor das raízes emaranhadas da árvore lá de trás. As olheiras eram escuras e profundas. Seus cabelos pretos eram um polvo morto que escorria e deslizava de seu escalpo. 
 
Na Escuridão da Mente é um romance sobre possessão na linha clássica do gênero. Ligeiro e construído com cuidado, é um livro de leitura bem rápida que conta o drama da família Barrett quando a filha mais velha Marjorie começa a dar sinais de possessão! O drama é narrado pela perspectiva da caçula Meredith de oito anos, que tem sua admiração e confiança na irmã maior, abalada pelos acontecimentos e alterações de comportamento que desequilibra a família. Quando o tratamento psicológico de Marjorie não apresenta resultados o pai decide chamar um padre para tratar o caso. Logo um exorcismo se mostra necessário e a repercussão popular da situação faz uma equipe de filmagem gravar um documentário, chamado de A Possessão, na intenção de registrar alguma ocorrência. [Você tem que encontrar alguma coisa. Precisamos filmar algo.]

Com texto e desenvolvimento cuidadoso e muito simpático é uma pena que o romance não tenha alcançado maior profundidade ou intensidade. Sua construção despretensiosa pretendia acomodar os sentidos para um impacto que acaba nem acontecendo, apesar das reviravoltas serem muito boas, especialmente o final que pode reverter todas as verdades narradas. 

Mas como um produto derivado da própria cultura pop a que pertence e sem pretender ir muito longe dela, o autor, na impossibilidade de disfarçar as referências, preferiu citá-las ironicamente. Então, da óbvia referência a O Exorcista até a revista Fangoria, o livro passa por diversas menções no pop literário e cinematográfico. O mais interessante é que constrói sua trama em pistas sutis, disfarçadas pela narrativa. E o autor brinca formalmente ao expor fatos através de comentários posteriores, em um blog escrito por Meredith, anos mais tarde aos acontecimentos e que analisa o documentário feito sobre sua família em momento traumático.

Sim, uma boa parte de A Possessão segue o clássico O Exorcista e outros filmes de terror. Às vezes a imitação de cenas clássicas dá a impressão de um acorde cultural inato dentro de nós e, de um jeito estranhamente reconfortante, autentica o que estamos vendo.

No geral, Na Escuridão da Mente é um divertido terror de entretenimento, uma simpática variação em um gênero popularizado no fantástico. Tem seus momentos assustadores, mas não escapa de citar os lugares comuns como a desestabilização do pai religioso, a reação da comunidade, as alterações físicas e as provocações da garota possuída.

– Padre Wanderly, em primeiro lugar, como você sabe que uma pessoa tem um espírito dentro dela? Pelo menos isso você já viu?


Leitura Radical
Habitual no gênero
Leitura Passional
Ganha muito no final.
_______________________

Na Escuridão da Mente

A Head Full of Ghosts, 2015, Paul Tremblay
Editora Bertrand Brasil, Rio de Janeiro, RJ, 2017
264 páginas

Na Escuridão da Mente

Nenhum comentário:

Postar um comentário