24 de abril de 2022

Post Mortem

Post Mortem (Hungria, 2021)

Diret Peter Bergendy
Com Victor Klem, Fruzsina Hais, Judit Schell, Zsolt Anger, Andrea Ladanyi, Gabriella Hamori.

Post Mortem

Os mortos não gostam que se fale deles...

Os fantasmas se rebelam. Produção caprichada, e meio insegura em suas virtudes e tropeços, mas com um resultado tão atraente que merece atenção sem reservas. Após uma experiência traumática de quase morte na guerra, o soldado Tomas se estabelece como fotógrafo especializado em fotos de falecidos. Com equipamento adequado e especial cuidado a vestimentas e maquiagem, ele presta serviços familiares no registro da última foto de entes queridos. E quando a jovem Anna o procura para atender sua comunidade ele se vê diante de muito trabalho, muitos corpos. Logo descobre que estranha comunidade é assombrada!

Depois da Primeira Guerra e ainda por causa da Gripe Espanhola, muitos mortos do vilarejo afastado não receberam o devido sepultamento e estão se rebelando contra os vivos. Tomas acaba formando uma dupla com a pequena Anna para desvendar os casos e o porque dos ataques de diversas entidades ao povoado.

Post Mortem é uma produção húngara de um diretor mais ou menos experiente e tem diversos tropeços, mas suas virtudes o destacam pela originalidade mais do que qualquer outra coisa. Tenta a todo custo escapar de convenções e imposições de gênero e acaba escorregando em alguns momentos, como as insistentes levitações que beiram o cômico, assim como as vítimas arrastadas pelas trilhas do vilarejo. Mas quando acerta, acerta bonito e convence a cada minuto por sua narrativa elegante e sombria. A começar pela excelente recriação de época e ambientação mortiça em uma fotografia de brancura cadavérica que remete ao Nosferatu de Herzog. 

Post Mortem

Seguro de si e morbidamente simpático, Post Mortem não perde a linha nem com seu elenco mediano, digitalização discreta, sustos ocasionais e a opção pela situação limite no final. Curiosamente deixa a porta aberta para uma sequência, sugerindo que Tomas e Anna podem formar uma inusitada dupla de caçadores de fantasmas!

• Pavoroso: os corpos fazendo pose no celeiro!
• Pavoroso 2: a família morta em volta da mesa de refeição.
• Menção honrosa aos cadáveres mais apavorantes dos últimos tempos!

Expectativa 👻👻         Realidade 👻👻👻

Post Mortem
Olha o Gasparzinho....

Nenhum comentário:

Postar um comentário