23 de abril de 2023

A Companhia dos Lobos

The Company of Wolves (UK, 1984)

Diret Neil Jordan
Com Sarah Patterson, Angela Lansbury, David Warner, Kathryn Pogson, Stephen Rea, Micha Bergese, Georgia Slowe, Tusse Silberg.

Company of Wolves
Que grandes filmes o senhor já fez! Clássico do fantástico que ganhou merecida notoriedade em sua época e criou uma expectativa perigosa para o diretor Jordan. Onírico e simbólico, o filme é um triunfo estético mais do que qualquer coisa. Encantatório, imersivo, inebriante em sua beleza visual que cativa os sentidos a cada cena, pelo filme todo. Basicamente é uma versão sobre amadurecimento feminino com uma estrutura narrativa incomum na qual sonhos e histórias dentro de histórias vão compor um painel hipnótico inigualável.

Centrado nos anseios e desejos da jovem Rosalee, Company of Wolves escolhe uma narrativa ousada com a protagonista em sono constante e é totalmente onírico em seu salto temporal colocando a jovem e sua família como moradores de uma aldeia onde alguns homens desaparecem abandonando suas esposas. Os moradores suspeitam que os desaparecidos foram vítimas de lobos que rondam a região, outros até acreditam que esses desaparecidos podem ser lobisomens! A velha avó de Rosalee orienta a jovem sobre as ameaças masculinas e o espírito de lobo que se oculta em cada homem. Mas Rosalee está amadurecendo e as forças naturais que conduzem seu subconsciente são conflitantes com toda e qualquer advertência dada. A presença constante de animais em cena identifica as forças instintivas que povoam o inconsciente da jovem. E os capítulos em sequência destacam de diferentes formas o eterno conflito do instinto indomável pela razão.

Company of Wolves

Alinhando pequenas histórias como contos, ou fábulas, o filme se compõe como um grande painel onírico de inconsciente reprimido da jovem adolescente. Seus desejos são satisfeitos nos sonhos, como a morte da irmã maior por um ataque de lobos, a zona de conforto juvenil no convívio com a avó e, finalmente o contato com um belo estrangeiro que a conhece de passagem. Um capítulo que faz clara associação com Chapeuzinho Vermelho de Charles Perrault.

• Melhor cena: o jantar dos nobres que viram lobos!
• Destaque à veterana Angela Lansbury como a avó de Rosalee.
• Participação de Terence Stamp, como o Diabo na limusine, oferecendo um elixir que faz brotar o instinto animal.
• Com exceção da cena de abertura, o filme foi todo rodado em estúdio (Shepperton Studios).
• Segundo filme de Neil Jordam (depois de Angel), diretor que oscilou em uma curiosa carreira de altos e baixos a cada projeto.
• Foi sucesso nos tempos do VHS pirata e teve uma razoável cópia em DVD.

Black Phillip já sabia 🐺🐺🐺🐺

Companhia dos Lobos

Angela Lansbury, 1925 - 2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário