24 de abril de 2023

Grito de Horror

The Howling (EUA, 1981)

Diret Joe Dante
Com Dee Wallace, Patrick Macnee, Christopher Stone, Belinda Balaski, Elisabeth Brooks, Dennis Dugan, John Carradine, Slim Pickens.

The Howling

Oldies goldies. Um dos clássicos B que popularizaram o horror nos anos 80. Em sua produção ligeira e descompromissada The Howling foi o formato que viria a caracterizar o consumo no mercado de home-videos. Simples, direto, sem pretensão, e referenciando a própria cultura pop que o origina, foi um pioneiro exemplo do fan-film. Joe Dante, que vinha do bem-sucedido Piranha, aqui fortaleceu a carreira como artífice do pop-fantástico.

A história simplesinha é centrada na repórter Karen White (Dee Wallace) que, depois de uma temporada traumática no envolvimento com um serial-killer que a persegue, precisa de um descanso longe da metrópole e suas doenças psicóticas. Junto ao marido, Karen passa férias em uma pequena comunidade litorânea, sob a orientação de seu psiquiatra, Dr. George (Patrick Macnee). A comunidade é de gente simples e muito simpática, mas Karen não se livrará tão facilmente dos traumas, especialmente depois que animais locais começam a aparecer mortos e ela ouve estranhos uivos noturnos. É possível que a pacata comunidade esconda um caso de lobisomem, ou dois, ou mais...

The Howling marcou época junto a Lobisomem Americano em Londres, do mesmo ano, inaugurando a era dos efeitos explícitos e ousadias menos habituais, como o inesperado final. E apesar dos efeitos de próteses e látex estarem datados e superados, ainda são eficientes na fantasia montada pelo filme. Mais do que simples nostalgia, a técnica empregada está perfeitamente adequada à encenação geral e as criaturas são muito legais em seu design encardido e closes apavorantes. Com narrativa dinâmica, direção despretensiosa e a displicência natural ao cinema B, The Howling é um simpático acúmulo de boas coincidências que rendeu uma série de sequências e tentativas de redux.

The Howling

No divertido elenco temos a estrela do horror B, Dee Wallace (Quadrilha de Sádicos, Cujo), o aristocrático Patrick Macnee, e participações divertidas de caras conhecidas do pop-ianque como Slim Pickens, Kevin McCarthy, Dick Miller e os veteraníssimos John Carradine e Kenneth Tobey (O Monstro do Mar Revolto, e o The Thing original),  além de Roger Corman, na cabine telefônica e Forrest Ackerman, na livraria, carregando exemplares de sua lendária revista Famous Monsters.

• Melhor cena: o ataque a Terry ao lado do arquivo.
• Claustrofobia: Karen e o killer na cabine de filmes pornô!
• Ousadia inesperada: a nudez à luz da fogueira!
• Música de Pino Donaggio.
• Referência de fã: a TV que exibe The Wolf Man (1941).

Black Phillip já sabia 🐺🐺🐺🐺
The Howling
Filha, cinema B é assim, entrou não sai mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário