28 de abril de 2023

Repulsa ao Sexo

Repulsion (Inglaterra, 1965)

Diret Roman Polanski
Com Catherine Deneuve, Ian Hendry, Yvonne Furneaux, John Fraser, Patrick Wymark, Renee Houston, Valerie Taylor.

Repulsa ao Sexo

Deprê nostalgia. Grande momento do thriller psicológico que ajudou a formar o personagem do diretor como um estilista de demências e pesadelos. Catherine Deneuve é Carol, jovem empregada de um salão de beleza que gradualmente cede ao isolamento e se enclausura em seu apartamento. As investidas masculinas serão rejeitadas até pela violência e Carol se entrega a uma reclusão sem retorno.

Depressivo e sufocante, Repulsion marcou a carreira do diretor como um clássico emblemático de seus temas. Um cartão de visitas do que ele desenvolveria pela carreira. Francamente desagradável nas imagens expressionistas, mas sutilíssimo em sugestões, Repulsion é calculado para causar desconforto nos sentidos. E o filme alterna excessos e ausências em uma receita exemplar. De silêncios opressivos a jumps sonoros, como no vulto que aparece no quarto e o grito da cliente do salão, o filme fragmenta a percepção assim como Carol progride em sua degeneração. A pista mais evidente é o coelho que apodrece ao longo do filme.

Carol, apresentada como um alienada e desinteressada pelo mundo ao seu redor, seja na atividade profissional ou nas performances sociais, passa a rejeitar as investidas do apaixonado Colin a ponto de agredi-lo fisicamente quanto ele entra no apartamento. Invasões aliás, tem vários sentidos no filme, como nos imaginários insetos que ela afugenta ocasionalmente, e até os objetos de uso pessoal do namorado da irmã de Carol, que invadem o copo dela no banheiro, podem ter conotações extras. 

E a pobre Carol passa a se isolar do ambiente externo e delirar em visões de um intruso que a violenta, rachaduras pelas paredes, alterações espaciais que ora ampliam os recintos, ora parecem esmagá-la com a aproximação do teto. O trabalho de câmera consegue um resultado claustrofóbico mesmo nos espaços públicos com os closes de Carol ocupando o quadro (uma manobra técnica que tanto serve poeticamente à narrativa como serve a disfarçar a precariedade de produção na filmagem entre o público). Em um beco sem saída emocional, a jovem rejeita o externo, hostil, mundano, antagonista (a cena de aproximação do rosto de Carol de uma chaleira que a deforma é significativa) e se embrenha em um isolamento torturante cercando-se de morte em diversas manifestações, como o coelho sem cabeça, os legumes apodrecidos e os corpos de suas vítimas!

• Referência: o crédito de direção remete a Vertigo e, um pouco mais longe, a Buñuel.
• Referência 2: o corpo na banheira como em As Diabólicas.
• Melhor cena: a clássica cena no final, com as diversas mãos brotando da parede!
• Maior jump: o intruso visto no espelho.
• Extreme: o pavoroso ataque a navalhadas no senhorio!
• Junto a O Bebê de Rosemary e O Inquilino, o filme compôs uma involuntária trilogia ambientada em apartamentos, todos macabros e repletos de tipos excêntricos.

Black Phillip já sabia 🐇🐇🐇🐇

Repulsa ao Sexo


Nenhum comentário:

Postar um comentário