4 de abril de 2023

Glorious

Glorious (EUA, 2022)

Diret Rebekah McKendry
Com Ryan Kwanten, Sylvia Grace Crim, Andre Lamar.

Glorious
O universo tem um favor a pedir.

Novo normal concept. Ficção e horror em uma produção B que cativa a atenção em seu mistério e simpático tempero de humor. Baseado no folclore Cthulhu de H. P. Lovecraft, Glorious conta o drama de Wes, que se separou da esposa em um episódio traumático e pegou a estrada em estado de total desorientação emocional.

Desorientado, cansado e abalado emocionalmente, Wes faz uma parada em um atendimento rodoviário. O local parece deserto ou pouco visitado e ele decide se livrar das lembranças que lhe restam de Brenda, sua ex. Em uma noite de bebedeira, ele queima fotos, queima lembranças e queima as próprias calças! Mas é justamente na hora da ressaca que seu pesadelo realmente começa. Ao acordar no dia seguinte, Wes precisa usar o sanitário onde começa uma conversa com um dos usuários, uma voz misteriosa vinda de um reservado fechado no canto escuro da instalação. A conversa toma rumos absurdos, mas quando Wes se recupera, percebe que está trancado no sanitário e a voz no reservado pode ser de uma entidade alienígena!!!

Glorious

Glorious segue a receita econômica do minimalismo imposto pelo novo normal pandêmico: Wes é praticamente o único personagem do filme e o cenário é o reservado sanitário sem maiores variações. Pode parecer maçante e repetitivo enquanto gênero fílmico (como havia acontecido com o found footage), mas a direção escapa muito bem das armadilhas formais em uma dinâmica de eventos e diálogos bem dosados. Tem diálogos até demais, como forma de compensar a estética limitada, aproximando-se de um conto fantástico mais do que um audiovisual. O maior interesse é mesmo a forma alternativa de abordar o universo de horror cósmico lovecraftiano, sem apelar aos histrionismos monstruosos do clichê B. O resultado é um terror-ficção aperitivo que encanta mais pelo talento na realização do que por seu conteúdo apocalíptico.

• Humor nerd: Wes segura a ponta da língua para aprender a falar o nome da entidade! Ghatanothoa!
• Perturbador: Wes tenta escapar ao pesadelo abrigando-se inutilmente em seu subconsciente.
• Perturbador 2: a criatura obedece a um desígnio superior!
• Menção honrosa: os monstros tentaculares, que aparecem apenas o suficiente em uma proposta econômica e adequada.
• Inusitado: a sequência animada na parede do reservado que explica a origem da humanidade!
• Bug mental gnóstico para encerrar: o nosso sistema planetário é parte de um imenso sistema neural alienígena!!!

Expectativa 🐙🐙         Realidade 🐙🐙

Glorious

Nenhum comentário:

Postar um comentário