1 de fevereiro de 2024

A Próxima

Sunod (Filipinas, 2019)

Diret Carlo Ledesma
Com Carmina Vaillaroel, Mylene Dizon, Krystal Brimner, Rhed Bustamante, JC Santos, Kate Alejandrino, Susan Africa.

A Próxima

A elegância filipina. Streaming, essa terra inóspita de surpresas a cada minuto. Espaço de alternativas, repetições, surpresas e suspeitas onde o click do controle remoto não para de ser solicitado. No streaming encontramos velhos conhecidos cinematográficos e temos a chance de ser apresentados a novidades interessantes, mas o serviço também é um mercado onde o vale-tudo impera, onde a necessidade por oferta é maior do que qualquer controle de qualidade sobre o que se oferta. Confira nossa ressalva aqui.

E em meio a um montão (montão mesmo) de produções duvidosas somos eventualmente confrontados com boas surpresas como este A Próxima, produção insuspeitada por diversas características, a começar por seu refinamento dramático. A história é sobre Olivia, mulher de meia idade que está em apuros pela enfermidade da filha adolescente. Para continuar os tratamentos ela precisa de uma renda de que não dispõe. A solução é arrumar emprego rápido, qualquer coisa que apareça, e ela acaba trabalhando na rede de serviços telefônicos da própria instituição de saúde que atende sua filha. Um lugar de disciplina rígida e que tem seus segredinhos ocultos, como um elevador que acessa misteriosos andares abandonados. E a pobre Olivia, adaptando-se à dinâmica da nova tarefa, fará amizade com uma menininha que vaga por esses espaços e precisa de atenção. Naturalmente que a protagonista irá investigar a situação e descobrir segredos macabros do passado da instituição, especialmente depois que sua filha parece possuída por alguma força maléfica.

A Próxima é um caso raro de filme de terror moderno que evita os clichês apelativos e garante sua força na dramaticidade ao invés da obviedade pop. Sem sustos baratos e com o drama humano conduzindo a narrativa, o filme só escorrega justamente quando incorpora situações habituais de possessão por conta de espíritos malignos. Ainda assim, é um trabalho refinado, acima da média do fantástico moderno e o fato de estar disponível entre as baciadas de produções suspeitas pelos streamings já lhe garante um merecido destaque.

• Óbvio moderno: o empresário chefe guarda segredos de negligência administrativa.
• Adequado: a foto soturna e descolorida.
•Menção honrosa: em meio ao conceitual discreto, destacam-se os pesadelos estilizados de Olivia.
• Coisa de pesadelo: os casulos de linha vermelha!
• Veja mais alerta de streaming!

Expectativa 👿      Realidade 👿👿👿

Sunod

Nenhum comentário:

Postar um comentário