2 de fevereiro de 2024

Fale Comigo

Talk To Me (Austrália, 2023)

Diret Danny Philippou, Michael Philippou
Com Sophie Wilde, Alexandra Jensen, Joe Bird, Zoe Terakes, Miranda Otto, Chris Alosio, Otis Dhanji.

Fale Comigo

Ozploitation is alive! Candidato a sucesso pop da atualidade! Fale Comigo ganha a simpatia do espectador logo de cara por seu elenco jovem e dinâmico e sua narrativa naturalista. Começa como aquelas produções teen oitentistas, com intrigas de namoricos, hierarquia escolar e dramas de jovens problemáticos, mas logo que se entrega ao macabro, não há como se desligar dele.

Mia é uma jovem que perdeu a mãe recentemente e se integra em um grupo de jovens que repetem um apavorante ritual de contato com os mortos! Utilizando uma suspeita mão engessada (que pode ter sido a de um médium ou de um satanista), o grupo faz sessões frequentes em que se voluntariam para registros e postagens de cada encontro. A frase "fale comigo" invoca algum espírito presente, e "você pode entrar" permite a incorporação do ente por alguns segundos. Mas o que começa como uma grotesca brincadeira de caretas e reacts vai tomando consequências mais sérias depois que o jovem Riley se deixa incorporar por mais tempo do que o habitual. Mia começa a ter visões da mãe falecida e Riley parece estar definitivamente tomado por espíritos. A mão engessada precisa ser destruída, ou passada adiante.

Fale Comigo

Apavorante e comovente nos momentos certos, é o tipo de filme que sabe onde pisa e transita com desenvoltura por suspense, silêncios e sustos, e pela alternância entre humor e horror, como na primeira sessão de Mia, que é especialmente incômoda pela risadaria geral enquanto ela se submete a visões assustadoras. O melhor de tudo é que Fale Comigo tem um frescor e uma naturalidade que pareciam ter sido perdidos no gênero pelo compulsório acabamento techno das produções modernas. Temos aqui então um divertido e impecável filme B repleto de surpresas, reviravoltas e dramas em um dinamismo narrativo que supera muito bem sua premissa simplória.

• Melhor cena: a comentada primeira sessão de Mia.
• Doeu em mim: Riley batendo cabeça!
• Menção honrosa: a grotesca maquiagem de Riley inchado no hospital (mano do céu!)
• Primeiro longa dos gêmeos Philippou.
• Referência: Flatliners

Expectativa 👿👿         Realidade 👿👿👿👿

Fale Comigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário