9 de fevereiro de 2024

The Face of Another

The Face of Another (Japão, 1968)

Diret Hiroshi Teshigahara
Com Tatsuya Nakadai, Mikijiro Hira, Machiko Kio, Minoru Chiaki, Miki Irie, Etsuko Ichihara.

The Face of Another
A máscara serve para aproveitar os prazeres do dia.

A face alternativa. O Black Phillip não sabe o que fazer com esse filme! O fantástico japonês é notório por suas bizarrices que extrapolam as medidas, mas esta produção, baseada em romance de Kobo Abe (que também roteiriza), é algo inclassificável em sua mistura de drama e ficção. Conta sobre a readaptação do senhor Okuyama aos espaços sociais após um processo de transformação facial.

Depois de ter o rosto desfigurado por queimaduras Okuyama é submetido a tratamento físico e psicológico, mas a rejeição da esposa e a sugestão de seu doutor em usar uma máscara especialmente desenvolvida para a ocasião fazem com que ele experimente uma nova vida. Ele muda-se para um modesto apartamento e passa a uma outra rotina como total desconhecido. A liberdade proporcionada pela nova identidade (ou ausência de identidade) lhe trará uma visão alternativa do conjunto social.

O deslocamento sensorial é algo sem paralelos neste The Face of Another e o aspecto noturno da fotografia lança o filme no terreno dos pesadelos até em cenas corriqueiras, como a confecção da máscara ou as conversas de Okuyama com esposa. A sutil música de fundo de Toru Takemitsu também acrescenta muito à atmosfera de imprevisibilidade que permeia o filme todo. A abertura, com os "membros humanos" boiando no tanque de água impacta imediatamente e a sequência com o crânio em raios-X conversando é de uma repelência sensorial única no cinema! Na sequência temos um filme de fragmentos episódicos com alguns enxertos narrativos como a jovem de rosto mutilado na clínica de pacientes mentais, a garota louca do iô-iô, a negociação ilícita pela face de um desconhecido e a vida alternativa que o protagonista experimenta. Em enxertos e ilicitudes, a vida de Okuyama permite que se aproxime de jovens mulheres chegando a atacar uma delas, e tente seduzir a própria esposa como um desconhecido. Mas a liberdade suposta pela nova condição parece servir apenas a revelar as inúmeras máscaras que compõem o tecido social. 

The Face of Another

Inclassificável e originalíssimo em seu cuidado estético o filme ainda insere momentos insólitos de montagem visual que amplificam sua estética incomum, especialmente no consultório médico. Seja qual for a consideração, em cinema japonês, cinema fantástico, ficção-científica, cult, alternativo, cinema-de-arte, The Face of Another é um dos mais originais e instigantes filmes já feitos.

• Fragmento comportamental: seduzindo a esposa como se fosse outro homem.
• Fragmento cultural: a polka cantada em alemão no clube.
• Fragmento espacial: corredores do metrô.
• Fragmento social: anônimo na multidão.
• Insólito: os cabelos ondulando na porta aberta do laboratório!
• Similaridades: O Segundo Rosto de Frankenheimer.
• O diretor Teshigahara é mais citado pelo clássico A Mulher das Dunas.

Expectativa 😈😈😈          Realidade 😈😈😈😈

The Face of Another

Nenhum comentário:

Postar um comentário