22 de janeiro de 2020

L'assassino Ha Riservato Nove Poltrone

L'assassino Ha Riservato Nove Poltrone (Itália, 1974)

Diret Giuseppe Bennati
Com Rosanna Schiaffino, Chris Avram, Eva Czemerys, Paola Senatore, Howard Ross, Janet Agren. 

rosanna schiaffino

Variante primo pobre. Suspense italiano tentando um atalho fora dos modelos do giallo. Grupo de playboys marmanjos termina a noitada em um velho teatro desativado. Entre paqueras e desavenças o grupo vai se desentendendo. Quando descobrem que estão trancados no local o medo se instaura e finalmente começam a ser mortos por um misterioso mascarado que os ataca pelas salas, corredores, camarotes e demais dependências do imenso local.

Modesto suspense que deve ter tentado uma carona na onda de thrillers da época. Mas o que a princípio parece uma produção assumidamente B (ou C...) vai ganhando consistência em momentos inesperados, como a aparição de um misterioso funcionário local, no absurdo nonsense da situação sem saída, ou no esfaqueamento genital de uma vítima!!! E assim o filme gradualmente se insere em uma vertente bem particular de "estilização" com seus playboys de meia-idade e suas parceiras em um cenário refinado-abandonado ao som de um tema musical pop-kitsch-sensual no extremo! 

E na cartilha do sleazy o filme desfila as obviedades de sempre: nudez gratuita, gente vagando por corredores escuros mesmo sabendo que tem um killer por perto, desconfiança mutua como em O Caso dos Dez Negrinhos... e quando a moral da história resvala no sobrenatural, a coisa toda vai ficando bem mais interessante do que se previa pelo início. Vale um conferida pelos fãs de produções do período. Mas pelas fotos já se percebe que ainda não teve uma reedição decente.


No elenco de caras conhecidas do pop B italiano, temos Rosanna Schiaffino (La Strega in Amore) mais gordinha, já se preparando para sua aposentadoria, e também Eva Czemerys (La Gatta in Calore), Janet Agren (Pavor na Cidade dos Zumbis), e Howard Ross (New York Ripper) veterano do cinema popular desde os filmes de gladiadores.

• Inesperado: a cena do esfaqueamento genital. Nem é explícito, mas é um choque!
• A situação é precursora de O Pássaro Sangrento.

Expectativa 😈      Realidade 😈😈

Nenhum comentário:

Postar um comentário