23 de janeiro de 2020

Roseville

Roseville (Bulgaria, 2013)

Diret Martin Makariev
Com Kalin Vrachanski, Plamen Manassiev, Lydia Indjova, Elena Petrova, David Chokachi.

roseville

"Você só ficará livre quando perder sua natureza humana"
"E se eu disser não?"
"Você já disse sim"

Nada vence um bom chalé assombrado. Terror ambicioso que foge de convenções. Vasko e Nadja visitam um casal amigo para uma temporada em um chalé nas montanhas balcânicas. Logo a intimidade começa a trazer velhas desavenças à tona e quando chega um terceiro amigo, as relações se complicam visivelmente. Mais ainda: Vasko começa a ter visões e fica particularmente fascinado com uma velha árvore, conhecida na região como old white man. Entre suas visões, um lobo preto começa a marcar presença rondando o chalé.

Em uma chuvosa noite de surto, Vasko cava o terreno próximo à velha árvore até encontrar uma pedra com inscrições muito parecidas com a cicatriz triangular que ele tem no abdômen! E essa é a marca para que todos comecem a ter suas próprias alucinações, comportamentos incertos e desconfianças insanas que os levam ao limite da violência. 

Enigmático e envolvente terror no modelo "febre da cabana", Roseville nem tem nada de novo na forma proposta, mas sua construção é cuidadosa o suficiente para engolir gradualmente os sentidos de forma muito eficiente. Evitando histeria e sangreira desmedida, o filme se constrói da instabilidade de Vasko e sua consciência sendo tomada por alguma força. Menção honrosa para a trilha sonora que tanto emprega a força de linhas tradicionais quanto das incursões por um aflitivo sound design. Mas a força maior do filme é mesmo a atmosfera apavorante em cenas de estética invejável.


Partindo das desavenças de relação como base para o roteiro, Roseville põe em fila tanta informação sutil que será necessário (e um prazer) vê-lo outra vez: Vasko é o primeiro a ter visão do lobo e logo tem seu comportamento alterado. Dora investiga seu estado e ouve a voz da entidade. Steven presencia a chuva de pássaros mortos e logo inicia suas manipulações. George é traído no amor por Dora e assume o jogo de agressões mutuas. Todos têm algo a esconder e intenções secretas. Nadja é a personagem mais inocente e a que mais sofre as consequências do pesadelo reinante. Intrigante e envolvente, Roseville é um terror acima da média pop.

• Melhor pavor: o lobo ao lado da cama dizendo coisas para Vassil.
• A face do mal em forma de som: "escute minha verdadeira voz..."
• Melhor direção: personagens surtando quando uma arma carrega fica disponível!

Expectativa 🐺🐺     Realidade 🐺🐺🐺🐺

"Tem noção de quantos blogger splaining vão rolar?...

Nenhum comentário:

Postar um comentário