6 de setembro de 2020

Apóstolo

The Apostle (EUA, 2018)

Diret Gareth Evans
Com Dan Stevens, Michael Sheen, Lucy Boington, Mark Lewis Jones, Paul Higgins, Sharon Morgan, Bill Milner, Kristine Froseth.


Sangue fertilizador. O jovem Thomas ingressa em uma comunidade isolada em uma ilha para encontrar a irmã, sequestrada pelos locais. Isolados de vícios e da corrupção social, a comunidade propõe uma vida mais justa, mas logo Thomas irá descobrir que nem todos estão totalmente adaptados e que a fertilidade das colheitas depende de uma entidade que habita a ilha.
Ambientado em 1905, Apóstolo tem semelhanças com Wicker Man (1973) e faz sua narrativa com ênfase no mistério ao revelar seus detalhes muito pausadamente. Fica bem interessante quando entendemos que muitas crenças locais são embasadas em "verdades sobrenaturais" (um pequeno spolier: a entidade realmente existe e se alimenta de sangue), mas nem tudo é revelado à população pelos líderes.

Com elenco eficiente e direção segura, o filme tem um pouco de tudo o que garante um bom terror, momentos apavorantes, cenas sangrentas e uma consistente base dramática. Além de não poupar explicitações violentas e crueldades entre familiares com um trágico final para um romance adolescente. Mas o mais importante de tudo é mesmo a manipulação de verdades para interesses particulares. Ao propor uma ordem social sob a forma de uma possível nova religião, com regras que a todos deveria envolver, os líderes não preveem os conflitos e as desgraças decorrentes. Nesse ponto o filme é uma ótima advertência contra posturas fundamentalistas e a fácil sedimentação do fanatismo. Quinn, por exemplo, só se torna um abjeto vilão ao articular mentiras e trair seus parceiros, quando a maioria da população desorientada aceita seus argumentos de forma passiva.

Apóstolo tem seus probleminhas de roteiro, a primeira parte é bem melhor que a segunda, e corre o risco de perder a força entre o rico comentário comportamental ou se entregar ao sobrenatural, que arrebata o espectador nas sequências subterrâneas, mas é um terror acima da média e bastante oportuno em uma época de conservadorismo declarado.

• Pavoroso: a véia no córrego subterrâneo!
• Pavoroso 2: o encapuzado que guarda a entidade!
• Momento Lucio Fulci: broca na cabeça!!!
• O diretor galês Gareth Evans tem uma curiosa carreira alternativa entre produções filipinas e alternância de gêneros.

Expectativa 😈😈     Realidade 😈😈😈😈

Gostando do que vê, Thomas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário