6 de março de 2023

The Fiend

The Fiend (Inglaterra, 1972)

Diret Robert Hartford-Davies
Com Ann Todd, Tony Beckley, Patrick Magee, Madeleine Hinde, Susanna Leigh, Ronald Allen, Percy Herbert.

The Fiend

Estiloso ou esquisito? Uma curiosidade perdida pelas prateleiras do cinema pop, este suspense é um divertido marco de época no entretenimento apelativo. No habitualmente formal cinema britânico é sempre uma surpresa encontrar exemplares desleixados que assumem o filme B, o cinema sleazy e a apelação barata como aqui. Pete Walker foi um dos mestres do gênero na produção britânica e este The Fiend (Beware My Brethen) é um ótimo exemplo do pop inglês em nível B, só se diferenciando de Walker por não ser sangrento.

The Fiend é sobre fanatismo religioso em uma comunidade onde garotas estão sendo mortas. O agente Kenny Wemys é um dedicado policial que vive com a mãe, Birdy Wemys (a veterana Ann Todd), uma fervorosa cristã que mantém Kenny sob rigorosa conduta moral. Ela, por sua vez, também é subjugada pelo implacável pastor da igreja local em seus inflexíveis códigos de conduta (o sempre cartunesco Patrick Magee com suas caretas à beira da comicidade). Entram na ação a jovem jornalista Paddy e sua irmã Brigitte, uma enfermeira que cuida da saúde da senhora Wemys. E quando ela tem sua saúde ameaçada pelos rigores do pastor, o conflito se acentua. Pena que leve o filme todo pra acontecer, mas é um detalhe menor na construção da ação. Interessante é que não há apenas um fanático em purificar as "pecadoras" e a rede de dementes inclui a mãe e o líder religioso como atuantes na grande rede de insanidade instaurada. O filme também não faz a linha whodunnit e revela o assassino logo no início deixando para o espectador acompanhar a narrativa ora convencional, ora ousada e frequentemente doentia.

Servindo como uma soma de elementos estéticos e narrativos, The Fiend é um divertido representante do cinema despretensioso que cumpria sua demanda de bilheteria em circuito B. Inclui alguma ousadia em nudez, a clássica foto e enquadramentos que estigmatizaram a época e nem tem sangue! Oscilando entre o style, o concept e o vale-tudo, The Fiend é cinema demente de um diretor irregular, mas aqui em um dia bom.

• Sintonia com a época: dois temas de rock-gospel na trilha sonora.
• Palmas para o roteirista, que assume todos os personagens religiosos como incorrigíveis fanáticos!
• Surpresa: a vítima nua desovada no meio do cimento!
• Demência: o assassino grava pregações, sermões e a gritaria das vítimas para ouvir tudo junto!
• O título alternativo (Beware My Brethen) é uma advertência à comunidade de religiosos, o que lança um dado ainda mais divertido ao sacrilégio assumido do filme.
• O diretor em um dia pior: Corruption.

Expectativa 👿👿        Realidade 👿👿👿

The Fiend

Nenhum comentário:

Postar um comentário