24 de novembro de 2017

Mansão Macabra

Burnt Offerings (EUA, 1976) 

Diret Dan Curtis
Com Oliver Reed, Karen Black, Bette Davis, Burges Meredith, Eileen Heckart.

Oliver Reed em Mansão Macabra

Uma conjuração fotográfica! Oliver Reed e Karen Black alugam um casarão afastado por uma oferta muito baixa (burnt offering). Junto com eles, mudam-se para a casa, seu filho David e tia Elisabeth (Bette Davis). No compromisso da estadia, precisam cuidar da manutenção, limpeza e podas para o velho casal de irmãos zeladores da magnífica construção e que estarão ausentes na próxima temporada. Só um detalhe: precisam cuidar da velha proprietária, a senhora Allardyce que raramente sai do quarto e requer atenção mínima. Karen prontamente se encarrega da tarefa e desenvolve uma suspeita e crescente atenção para com a anciã que jamais deve ser incomodada. E gradualmente as relações entre os novos moradores irão deteriorando até chegar ao perigo físico! Quanto maior a ameaça e quanto mais os novos habitantes perdem a razão, mais a casa parece renascer em beleza.

Possivelmente o melhor filme de Dan Curtis, diretor da série Dark Shadows e que teve carreira bastante ligada a filmes fantásticos. Mansão Macabra é um primor em desenvolvimento de personagens e cria uma transformação muito sutil no que parece ser uma possessão gradual (ou degradação) que toma os moradores. Especialmente em Karen Black que passa por transformações de comportamento e figurino até o final surpresa.

No impecável show técnico, o destaque é das locações no casarão (nada foi filmado em estúdio), além dos cuidados da iluminação e especialmente o uso de superfícies claras para reflexão excessiva. Um recurso bastante usado em filmes do período (veja Trágica Obsessão de Brian De Palma, por exemplo) e que atinge aqui um grau de perfeição invejável por sua sugestão de algo fantasmagórico se infiltrando em momentos corriqueiros. Portanto, procure uma cópia decente para vê-lo, se possível em Blu-Ray.
Diferentemente do padrão rítmico contemporâneo e evitando extravagâncias e grandes efeitos, o filme guarda suas forças nas entrelinhas e consegue sugerir uma atmosfera maléfica como os grandes clássicos do seu período como A Profecia.

Grandes momentos: Oliver Reed brincando de afogar o filho David. Oliver "luta" com a árvore que bloqueia a fuga. O jovem David quase se afogando no "turbilhão" de águas da piscina. Karen explora a coleção de fotos da velha proprietária. Oliver finalmente encontra a senhora Allardyce. E o final violento!

• Melhor cena: Oliver Reed de cara feia na piscina.
• Bette Davis dá show, como sempre, no colapso de saúde da tia.
• Momento "bug": Karen ouve a caixinha de música enquanto seu filho pede ajuda.
• Curiosamente o roteiro antecipa algumas ideias de O Iluminado. Conta-se que Stephen King declarou influência desse filme ao escrever seu romance.

Expectativa 😈😈😈    Realidade 😈😈😈😈

Burnt Offerings (EUA, 1976)

Nenhum comentário:

Postar um comentário