18 de maio de 2020

Bottom of the World

Bottom of the World (CAN/EUA, 2017)

Diret Richard Sears
Com Jena Malone, Douglas Smith, Ted Levine, Kevin Owen McDonald, Tamara Duarte.

botton of the world

Lynch na lição de casa. Co-produção entre Estados Unidos e Canadá em um suspense davidlynchiano bem interessante. Alex e Scarlett são um jovem casal aparentemente em fuga pelas estradas. Quando hospedados no hotel El Rancho, Scarlett reconhece o lugar e toda a vez que partem da região, tentando retomar a viagem, ela se sente doente, forçando o retorno ao hotel. E quando Scarlett desaparece, Alex se entrega a uma busca desesperada pela região na tentativa de encontrá-la. Os caminhos levam o jovem Alex a contatos com personagens enigmáticos como um padre fanatizado, um andarilho encapuzado e sua suposta verdadeira esposa!

Tendo obviamente o cinema de David Lynch como modelo, este Bottom of the World é um exercício em surrealismo bem melhor do que se poderia supor. Apesar da referência indisfarçada, o filme não desfila pretensão cult e pode surpreender em suas linhas intrincadas. O momento em que Alex "troca de vida" é chave para a compreensão das "existências fake" e realidades alternativas, como as luzes irreais do hotel alternadas ao naturalismo visual das estradas, assim como os confrontos do protagonista com personas que podem ser apenas reflexos seus! Mas mesmo as decifrações dos labirintos mentais em que Alex se perde na busca de sua amada, podem ser traiçoeiras. A realidade dele pode estar além do mundo dos vivos.

Montado como um grande roteiro de inversão de expectativa e referenciado as trocas de realidade como Jacob's Ladder e Lost Highway, o suspense mental do norte-americano Richard Sears é um aperitivo surreal que tem o mérito de não cansar o espectador. E mais ainda, considerando as evidentes referências, o filme se sustenta muito bem em suas próprias pernas.

• Poderia ter tido outra força se tivesse uma dupla protagonista com voltagem mais acentuada.
• O destaque no elenco acaba sendo de Ted Levine (o Bufallo Bill de Silêncio dos Inocentes) como um padre fanatizado, que rouba o filme só por seu clássico tipo esquisitão.

Expectativa 😈     Realidade 😈😈😈

Nenhum comentário:

Postar um comentário