9 de julho de 2020

Possessor

Possessor (Canadá, 2020)

Diret Brandon Cronenberg
Com Andrea Riseborough, Jennifer Jason Leigh, Christopher Abbott, Sean Bean, Gabrielle Graham, Rossif Sutherland. 

Possessor
Vai, filhão! Novo terror do "filho do homem" e que está prometendo uma carreira tão interessante quanto a do Cronenberg pai! Possessor é um terror-ficção absolutamente envolvente sobre implantes cerebrais servindo a missões criminosas. Tasya Vos (Andrea Riseborough de Mandy) é uma agente que executa missões assassinas quando implantada em indivíduos chave escolhidos por sua organização. Uma vez implantada, ela assume as ações do "possuído" em missões que visam interesses corporativos. Em sua nova missão, o implante cerebral a infiltra na vida de Colin Tate (Christopher Abbott) para desestruturar o império de John Parse (S. Bean).

O drama é que as missões também estão causando desestruturação emocional em Tasya e interferindo em sua vida familiar. Pior: em sua atual missão, ela pode ficar presa na mente de seu hospedeiro! E o filme conduz o espectador em aventura delirante como uma versão macabra de Avatar, para jogar temas bastante incômodos em suas entrelinhas. A fake verdade da vida intermediada por tecnologia e, talvez pior ainda, o aparato tecnológico como meio de intervenção indiscriminada na luta pela manutenção de grupos de poder. Assim, até o "final feliz" lança a sensação de incômodo para depois do The End

Com domínio invejável da narrativa, repleto de flashes subliminares e alternância da percepção narrativa (entre possessor e possuído), Cronenberg fragmenta "a verdade" da protagonista de modo a levar o espectador junto! E as máscaras de identidade derretem... Mas como o própria motivação da trama é amoral, o filme também não discursa, defende ou acusa, apenas expõe o drama dos envolvidos. Todos vítimas.

Elegante, mas sem poupar momentos de apavorante violência ou ousadas cenas de explicitação erótica, Possessor é simplesmente um dos filmes fantásticos mais íntegros, fascinantes e envolventes dos últimos tempos.

• Uma possível trilogia de influência: The Terminal Man, Avatar, eXistenZ (cujo link direto é Jennifer Jason Leigh).
• Desde Veludo Azul não se via uma solução final tão incômoda como aqui.
• Incorreção total: criança envolvida em tiroteio!
• Sean Bean só topou participar se seu personagem não morresse. A produção concordou: "Tá certo, não morre, mas vai ser bastante danificado!" (trivia IMDB)
• Mais Brandon Cronenberg em Antiviral.

Expectativa 🧠🧠🧠      Realidade 🧠🧠🧠🧠

Possessor

Nenhum comentário:

Postar um comentário