29 de julho de 2020

Doutor Sono

Doctor Sleep (EUA, 2019)

Diret Mike Flanagan
Com Ewan McGregor, Rebecca Ferguson, Kyliegh Curran, Cliff Curtis, Zahn McClarnon, Emily Alyn Lind, Carl Lumbly.

Doctor Sleep

O livro é melhor... Que fazer quando não dá pra ficar falando bem, quando as expectativas são frustradas e quando também não dá pra ficar falando mal... Como fazer justiça num caso de filme que é (realmente) um show, mas o show é burocrático? Doutor Sono é a adaptação do livro de Stephen King para a tela, feita por um dos mais talentosos diretores do fantástico contemporâneo. E o resultado é uma desconfiguração fílmica que abre espaço a diversos comentários.

A história é sobre a maturidade, ou melhor dizer vida adulta, do garoto Daniel Torrance, ninguém menos do que o próprio iluminado de O Iluminado (1980). Mesmo depois de encerrado o pesadelo do Overlook Hotel, ele ainda é atormentado pelos fantasmas, especialmente a velha do quarto 237. Até que o amigo Sr. Halloran (em espírito no filme, mas vivo no livro) ensina uns truques de aprisionamento dos entes obsessores. Mas nem isso ajuda o pobre Danny que cresce uma vida desajustada e à beira da marginalidade até que conhece a garota Abra Stone, uma sensitiva como ele (uma "iluminada") que está sendo perseguida por um grupo nômade chamado de O Verdadeiro Nó e liderados pela cruel Rose Cartola (Rebeca Ferguson, de Missão Impossível e A Garota no Trem). São velhas entidades que se alimentam da energia dos iluminados. Quanto mais jovem, mais energia, e quanto mais a vítima sofrer nas mãos do Nó, mais forte é a dose! Danny se empenha na proteção da jovem Abra e o conflito o conduzirá a memórias e traumas na inevitável volta ao Overlook!

Entããão... O tropeço maior (do filme e livro) é que Danny nem é o principal condutor da narrativa e sim a jovem Abra. Enquanto cinema, o problema é que o resultado é assustadoramente burocrático, quase sem emoção na fidelidade ao livro (adapta um mínimo para conectar o filme O Iluminado, no qual o Overlook não foi destruído), além de ter estendido perigosamente o tempo do filme.
Talvez nem fosse caso de comparar as obras de linguagens diferentes (veja um pouco mais dessa conversa em livros nas telas), mas enquanto o livro equilibra bem os dramas humanos a momentos de ação, o filme perde a ação em favor do psicológico. E entre grandes momentos de referência a O Iluminado, como a cena do banheiro e o drink no Salão Dourado, com Henry Thomas (o eterno garoto de ET) fazendo muito bem o Torrance/Nicholson, temos equívocos como Rose Cartola voando pelos céus como a Wendy de Peter Pan, os tempos mortos de Danny no AA, muitos personagens terciários, e o Papai Corvo que é cara do Snoopy Dog!


• A conclusão maior é: Kubrick estava certo em adaptar (e distorcer) o romance de King para seu filme.
• Apavorante: a morte do garoto do baseball.
• Show de arte: os corredores envelhecidos do Overlook.
• Ainda assustadora: a véia da banheira!
• Desnecessário: 180 minutos de filme!!!
• Danny Lloyd, que foi o garoto Danny original, não fez carreira como ator e aqui cumpre uma participação especial como um espectador na apresentação de mágica.
• Flanagan/King em um momento melhor, Jogo Perigoso

Expectativa 😈😈😈     Realidade 😈😈

Doutor Sono

Nenhum comentário:

Postar um comentário