16 de junho de 2021

Distúrbio

Unsane (EUA, 2018)

Diret Steven Soderbergh
Com Claire Foy, Jay Pharoah, Joshua Leonard, Juno Temple, Amy Irving, Sarah Stiles, Polly McKie.

Unsane


Dizem que sou louco... Suspense alternativo do alternativo Steven Soderbergh em uma construção incômoda e assustadoramente imersiva. A jovem Sawier Valentini está empenhada em sua vida nova. Mudou de emprego e de cidade para escapar de um stalker e parece que tudo vai bem no novo trabalho. Seu chefe a elogia e oferece promoção. Sua mãe repreende, mas tolera sua ação evasiva. Sawier é esforçada e dedicada, mas não muito estabilizada em seus delírios de perseguição e quando consulta uma psicóloga para questionar seus medos, acaba internada contra sua vontade!

Em sua estadia de uma semana na clínica, seu quadro mental e comportamental poderá piorar pelo confinamento forçado, medicamentos calmantes e um certo descaso dos dirigentes pelos questionamentos da jovem. Mas seu pesadelo realmente começa quando um dos novos enfermeiros é muito semelhante ao perseguidor de Sawier!

Unsane então mergulha espectador e personagem em um pesadelo de incerteza com rara eficiência. É óbvio desde o início que Sawier é uma personalidade desestabilizada e impulsiva, mas a perseguição pelo stalker não é mero delírio dela. E fica bem difícil discernir os limites entre o que é real e o que é projeção da protagonista. A incerteza construída na narrativa é genial na dosagem de informação: no drama paranoico vivido constantemente pela jovem são justamente os momentos positivos que parecem deslocados como flashes de loucura! Os elogios do chefe, o apoio de um interno e o auxilio da mãe são desconcertantes em sua suspeita simpatia! 

A grande força do filme é justamente a excelência em drama psicológico narrado pela individualidade de Sawier. É notável, como consequência, que o filme perca um pouco da força quando assume o thriller convencional, mas o diretor Soderbergh é um daqueles casos sempre acima da média em sua ambição formal. 

Entre o horror-psicológico e o suspense-pipoca, Unsane ainda solta críticas à mercantilização do sistema de saúde e faz uma grande pegadinha-narrativa com o espectador, que dura até mesmo "depois do fim".   

• Desnecessário: a participação de cinco minutos de Matt Damon.
• Tormento: o delírio de Sawier surtada, procurando pelos lápis de cor!
• Grande sufoco: Sawier procurando a saída pelos corredores desertos.
• Melhor atriz: Juno Temple como Violet, enchendo o saco o filme inteiro!
• Melhor vilão: o stalker, insano, instável, fraco no emocional, mas matando quando precisa...
• Melhor suspense: Sawier na solitária, tentando reverter a lógica mental do assassino. 

Expectativa 💊💊💊        Realidade 💊💊💊💊

Unsane

Nenhum comentário:

Postar um comentário