4 de junho de 2021

Deus Abençoe a America

God Bless America (EUA, 2011)

Diret Bobcat Goldthwait
Com Joel Murray, Tara Lynne Barr, Melinda Page Hamilton, Rich McDonald, Aris Alvarado, Maddie Hasson.

God Bless America
Eu só quero matar pessoas que mereçam morrer...

Ultimate Dia de Fúria. Comédia anárquica que vai se manter atual por um bom tempo! Frank é um cinquentão vivendo a vida medíocre do homem comum: trabalha há mais de uma década na empresa, é separado da esposa que o trocou por um paspalhão mais novo, tem vizinhos irritantes, vive em conflito com a falta de princípios éticos dos que o rodeiam e a mediocridade cultural que assola a mídia. Depois de diagnosticado com um tumor terminal, Frank chega ao limite ao perder o emprego por uma situação banal... e decide se armar para fazer uma limpeza social!

Quando conhece a jovem Roxy, encontra o par que faltava para suas considerações analíticas e decisões estratégicas. Forma-se então o casal mais improvável: o cinquentão Frank e a adolescente Roxy, que, armados, lançam-se a uma aventura sem destino de expurgo dos tóxicos sociais! Politizada, articulada e dinâmica, Roxy serve como uma guia às aspirações justiceiras de Frank. Em uma união assexuada, os dois encontram a satisfação para suas frustrações sociais. Roxy vê nele o que não tem em sua própria família: um adulto íntegro e sincero. E Frank vê na garota a exceção à regra de uma geração alienada de opinião, segurança, cultura e objetivo.

God Bless America é então um mini-clássico da incorreção política. Uma consequência pop de uma era de condicionamentos moralistas e conservadores que naturalmente remete a outros filmes como Um Dia de Fúria e Taxi Driver. Mas tem seus probleminhas internos: o roteiro poderia ser mais desenvolvido e o filme escorrega entre altos e baixos narrativos em alguns momentos. O foco de revolta do personagem acaba ficando meio restrito ao mundo das celebridades midiáticas e a falta de orçamento impediu um "final Sam Peckinpah" como se anunciava. Ou terá sido um final que ironiza a catártica ânsia justiceira do espectador?!... 

No elenco adequado, Joel Murray dá o tom perfeito ao desiludido e cansado Frank e Tara Lynne Barr impulsiona a ação com sua presença dinâmica. Menção honrosa a Aris Alvarado como o deficiente Steven Clark que vira celebridade trash com seu canto desafinado. 

Resumindo a coisa toda: God Bless America é fenomenal em sua ousadia, mas com um roteiro mais trabalhado teria sido um filmaço essencial. Fica na história como uma curiosidade pop-nerd.

• Melhor cena: Roxy teorizando sobre Alice Cooper.
• Melhor cena 2: atropelando os religiosos gay haters.
• Sonho de consumo: despachando adolescentes barulhentos no cinema!
• Referência: comprando armas como em Taxi Driver.

Expectativa 🎤🎤🎤        Realidade 🎤🎤🎤

God Bless America
... e odiar odiadores, pode?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário