21 de agosto de 2022

Moloch

Moloch (Holanda, 2022)

Diret Nico van den Brink
Com Sallie Harmsen, Anneke Blok, Edon Rizvanolli, Markoesa Hamer, Ad van Kempen, Fred Goessens.

Moloch

Terror de primeiro mundo! Horror holandês muito bem realizado de diretor iniciante. Moloch dispensa a adrenalina para ganhar muito em atmosfera. É centrado no drama de Betriek, que vive um dilema familiar de perdas e tragédias. Uma tradição mortal parece assombrar sua família sempre vitimando as mulheres. Ela perdeu o marido recentemente e teme por sua filha pequena. Quando um grupo de cientistas faz escavações na região em que mora e descobre corpos de mulheres degoladas, eventos inexplicáveis e possessões começam a se intensificar e as ameaças à família de Betriek parecem cada vez mais próximas.

7 de agosto de 2022

Re-Animator

Re-Animator (EUA, 1985)

Diret Stuart Gordon
Com Jeffrey Combs, Barbara Crampton, Bruce Abbott, David Gale, Robert Sampson, Gerry Black, Peter Kent.

Re-Animator

Trashilogia! Um dos maiores sucessos do terror nos anos 80, Re-Animator ajudou a consolidar o horror B no consumo da geração VHS! Simplório na produção, mas inventivo e disfarçando muito bem as limitações com sua dinâmica e seu senso de absurdo, assumido de forma desconcertante pelo filme todo. Baseado livremente em um conto de H.P. Lovecraft, conta a aventura delirante de Herbert West, estudante de medicina que desenvolve um reagente capaz de reviver os mortos quando injetado no cérebro.

30 de julho de 2022

A Volta Dos Que Não Foram

Roman Polanski


Tiozão do terror! A nova geração de diretores dedicados ao cinema fantástico já tem seu reconhecimento merecido, já tem carreira constituída e a história segue em frente. Que bom! Alexandre Aja, Pascal Laugier, Mike Flanagan, David Wan entre outros, têm mostrado um trabalho bacana de referência (e reverência) ao passado e tocado o gênero adiante. Mas e os mestres anteriores? Por onde vagam? 

20 de julho de 2022

O Telefone Preto

The Black Phone (EUA, 2021)

Diret Scott Derrickson
Com Mason Thames, Madeleine McGraw, Ethan Hawke, Jeremy Davis, James Ransone, E. Roger Mitchell, Troy Rudeseal, Miguel Cazarez Mora. 

The Black Phone

Dentro da caixa. Terror na média boa da produção contemporânea. Baseado em conto de Joe Hill, que integrou a coletânea Fantasmas do Século XX, traz o diretor Scott Derrickson de volta ao terror que o consagrou com Exorcismo de Emily Rose, Sinister e Livrai-nos do Mal, depois do sucesso pop de Dr Estranho. Derrickson não topou dirigir a sequência de Dr Estranho e o temos aqui de volta às atmosferas sufocantes e jump scares que caracterizaram seu cinema. Ainda bem!

16 de julho de 2022

Mario Bava - diretor ícone do pop italiano.

Mario Bava

O rei do euro-gótico. Mais ou menos o que Sergio Leone foi para o faroeste europeu, Bava foi para o suspense e terror. Um nome referenciado como ícone de gênero quando se fala em euro-horror por suas experiências estéticas e narrativas. Em filmes como The Evil Eye e Sei Donne Per L'Assassino, antecipou até mesmo os giallos que seriam produzidos na década de 70.

14 de julho de 2022

Feitiço de Amor e Outros Contos - o pioneirismo fantástico de Ludwig Tieck

Ludwig Tieck

O jovem caçador não se admirou nem um pouco, apenas apressou as passadas para o lado da Montanha das Runas, tudo o atraía naquela direção, as estrelas como que lhe indicavam a trilha a seguir, a lua com um facho de luminosidade mostrava as ruínas, nuvens resplandecentes migravam ao alto e do fundo dos vales as águas e as florestas murmurantes lhe insuflavam coragem.

8 de julho de 2022

Achados e Perdidos - entre todos os filmes do mundo!

Tourist Trap


É pra isso que eu pago Internet! Antigamente tínhamos que ficar atentos à programação dos guias de TV e esperar por reprises de filmes para conhecer pérolas esquecidas pela programação das madrugadas. Quando chegou o mercado de vídeo em meados dos anos 80 foi a glória: todos os filmes do mundo finalmente disponíveis ao fanático incurável por podreiras e por clássicos ausentes da TV e do cinema. Só que não! Os acervos em VHS dependiam de investimento e de cópias negociadas em feiras internacionais para que chegassem às nossas prateleiras de locadoras com um mínimo de qualidade em imagem e legendagem.