14 de abril de 2017

Dead of Night

Dead of Night (EUA, 1974)

Diret Bob Clark
Com John Marley, Lynn Carlin, Richard Backus.

Dead of Night

Voltou estragado! Obscuro suspense de um diretor cult que tem recebido elogios (acho que até demais) em suas revisões atuais. Andy é baleado no Vietnã quando seu pelotão é surpreendido em um ataque. Seus pais recebem uma notificação do ocorrido, mas para surpresa de todos Andy aparece de volta em sua casa. Recluso e pouco comunicativo, Andy começa a se mostrar inamistoso aos familiares e aos que tentam uma aproximação. Em um ataque de irritação estrangula seu cãozinho com apenas uma mão! Sua pele começa a deteriorar rapidamente e Andy precisa de sangue para se recuperar.

Dead of Night é bastante estranho em sua composição, concentra-se no drama do pai e no mistério pelas ações de Andy e só se entrega ao horror na parte final. Seria Andy apenas uma aparição? Um vampiro? Um morto-vivo? Seja como for o filme é um curioso exercício de suspense que busca originalidade própria e é muito respeitado como um grande exemplo do alternativo americano do período (na linha de filmes como Blue Sunshine e Sisters, por exemplo). Em um período em que o cinema americano ainda não citava muito o conflito do Vietnã, como faria depois de Franco Atirador e Amargo Regresso, o suspense de Dead of Night já ousa em trazer para dentro dos lares americanos as sequelas da guerra. Ousado mesmo é "esfaquear" a vítima com uma seringa!

• No elenco, John Marley (Faces de John Cassavetes, o diretor de cinema em Poderoso Chefão) dá um respeitável tom alternativo ao filme.
• E ainda temos os efeitos de Tom Savini em início de façanhas, efeitos ainda modestos, mas já  mostrando a vontade de inventar.
• O diretor Bob Clark tem coisas bacanas no currículo como o cult de zumbis Children Shouldn't Play With Dead Things, o excelente Assassinato Por Decreto e fez um clássico da linha "Natal macabro" em Black Christmas, possivelmente seu melhor filme Nos anos 80 faria sucesso com comédias, especialmente Porky's e Porky's 2.

Expectativa 😈😈     Realidade 😈😈😈

Dead of Night

Nenhum comentário:

Postar um comentário