17 de abril de 2017

The Woman

The Woman (EUA, 2011)

Diret Lucky McKee
Com Pollyanna MacIntosh, Sean Bridgers, Lauren Ashley Carter, Angela Bettis.

The Woman

Meninas x meninos! É disso que o Felipe Preto gosta! Polêmica! Controvérsia! O filme de Lucky McKee causou considerável impressão e rejeição por onde passou. A reação mais óbvia seria atacá-lo por sua violência, mas o incômodo mais profundo que o filme causa certamente vem de sua misoginia e do claro antagonismo entre masculinidade e feminilidade. E acho que mais especialmente, causou incômodo por criar a imagem do macho como um sádico dominador. Sean Bridges é um bem sucedido homem de negócios que mora com a família em uma casa de campo. Ele é o centro da estrutura familiar. Ele ordena, determina e controla todos ao seu redor. Exerce sua liderança com manipulação psicológica e tapas na cara. Nesse contexto, seus filhos aprendem rapidamente a ser dissimulados e traiçoeiros.

Quando Sean descobre que há uma mulher vivendo sozinha na floresta próxima, decide capturá-la e "civilizar a selvagem". Para isso não poupa torturas e condicionamentos sádicos. O macho precisa dominar a controlar. Mas a presença da "nova presa" irá provocar um desarranjo na família que já estava à beira de um colapso.






O filme se constrói basicamente do conflito entre o macho (dominador, controlador, racional) e a fêmea (instintiva, indomável, incompreensível). A cena da visita da professora e o conflito resultante é um ponto chave na compreensão da estrutura do filme. O confronto termina em muita carne moída e finalmente (como em Martyrs) temos os excessos extreme bastante adequados ao discurso do filme. The Woman não funciona se visto como um terror convencional, é um trabalho repleto de simbolismo em sua violência e que alcança níveis de discussão bastante polêmicos, assim como níveis emocionais bem fortes. Daí a rejeição como o caminho mais curto em sua avaliação pela maioria.

• Um espectador indignado no Sundance Festival sugeriu que o filme fosse confiscado e queimado!!! 📹
• A personagem da mulher selvagem tem origem no filme Offspring (2009) que tinha uma líder tribal vivida pela mesma atriz Pollyanna MacIntosh.

Expectativa 😈😈     Realidade 😈😈😈😈

The Woman
Comandante e comandados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário