14 de julho de 2017

A Mansão Condenada

Mansion of the Doomed (EUA, 1976)

Diret Michael Pataki
Com Richard Basehart, Lance Henriksen, Trish Stewart, Gloria Grahame. 

A Mansão Condenada

Visage Sans Les Yeux! Ficção e terror em uma daquelas geniais bizarrices do cinema B americano dos anos 70. Atormentado pelo acidente de carro que tirou a visão de sua filha, o cirurgião Richard Basehart estuda uma forma revolucionária de transplante ocular para recuperar a visão da jovem. Obcecado com a situação, Richard rapta pessoas para retirar seus olhos e as mantém presas em um cativeiro nos porões de sua mansão! Precisa continuar com operações até encontrar o par de olhos que o organismo da jovem não rejeite. Então é Eyes Without a Face invertido! Cada vez mais enlouquecidos e em número crescente, os aprisionados tentam desesperadamente cavar uma parede para fugir.

Com produção de um dos reis do cinema B, Charles Band e direção do ator Michael Pataki o filme é uma esquisitice ímpar. Visualmente tem relação com as séries de TV do período. Richard com seu paletozinho e gravata lendo jornal ao lado da piscina, parece saído de algum episódio de Dallas ou Ilha da Fantasia. Tem efeitos escrotos de Stanley (Stan) Winston para a galera que vai ficando de órbitas vazias (!) e cenas reais de cirurgias oculares!!! 

O resultado é um belo sleazy, uma soup opera de terror sem noção! Os encarcerados sem olhos criam uma situação especialmente aflitiva em seu desespero e tentativa de fuga! Um filme que só poderia ter sido feito em um período em que a produção não se orientava por indicadores de mercado. O que não é necessariamente uma vantagem... Mas quem curte bizarrices fílmicas certamente vai atravessar fácil os oitenta minutos de erros e acertos.

• Foi um dos filmes mais raros em nosso mercado de VHS. Sua distribuidora (America Vídeo) nem sequer tinha cópia de serviço disponível! E pelas fotos já dá pra imaginar que o filme ainda não teve relançamento digital.
• Richard Basehart, que já filmou com Fellini e John Huston, teve seu momento mais popular como o Almirante Nelson de Viagem ao Fundo do Mar.
• Começo de carreira de Lance Henriksen, fazendo o líder dos ceguinhos.

Expectativa 😈😈    Realidade 😈😈

Nenhum comentário:

Postar um comentário