15 de julho de 2017

Bay of Blood

Reazione a Catena (Itália, 1972)

Diret Mario Bava
Com Luigi Pistilli, Claudine Auger, Claudio Camasso, Laura Betti.

Bay of Blood

Slasher coletivo! Depois do assassinato da condessa Federica, seus familiares e interessados em suas propriedades à beira de uma bela baía se reúnem e traçam planos para herdar o local. Mas um assassino irá interferir nos planos. Bava subverte regras logo na abertura quando o assassino da condessa é morto por outro killer logo em seguida! Todo mundo pode matar e apesar do principal suspeito ser segredo até o fim, os personagens praticam crimes sempre que precisam, até a absurda e irônica reviravolta final. Bava é um diretor generoso e aqui até as crianças podem praticar violência! Todos matam por algum motivo: coleção de insetos, vingança, comida, interesse financeiro, ou por simples brincadeira. Aqui a fila de vítimas se confunde com a fila de assassinos!

Bay of Blood repete um pouco a forma do thriller anterior do diretor, 5 Bambole Per La Luna D'Agosto (1970) e acrescenta o que havia faltado lá: terror estético, o clima gótico e o progressivo jogo de luzes (e sombras) que eram sua especialidade. Como se pode esperar em seus filmes, o apuro visual é o centro do show e a câmera passeia pelos ambientes e aprecia as mortes de formas diversas. Aqui Bava até antecipa algumas ideias do slasher americano como os amantes atravessados por uma estaca!
 
As mortes explícitas seguidas da melancólica trilha de Stelvio Cipriani criam um curioso "final na metade" adicionando um toque extra de exotismo formal ao conjunto. E quando a trama parece resolvida, novo final falso se anuncia! O mestre Mario Bava não poderia simplesmente fazer um giallo seguindo as convenções do gênero. Ele teria que superá-las!

• Também conhecido em nossas antigas edições em VHS como Banho de Sangue e Mansão da Morte.
• Melhor cena: o close do polvo na cara do cadáver!
• Participação não creditada do garoto Renato Cestié e da garota Nicoletta Elmi que teve carreira notável no terror e suspense italiano.
• Luigi Pistilli foi um dos atores mais atuantes desse período em filmes policiais, faroestes e terror.

Expectativa 😈😈😈    Realidade 😈😈😈😈

Bay of Blood
"Agora é pra matar ou pra morrer?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário