16 de julho de 2017

Eu Vi o Diabo

I Saw the Devil (Coréia do Sul, 2010)

Diret Kim Jee-Woon
Com Byung Hun-Lee, Min-Sik Choi.

Eu Vi o Diabo

"Não vai conseguir nada de mim. Você já perdeu..."

Morrer é pouco! Thriller barra-pesada sobre um serial killer que ataca mulheres e se livra dos corpos desmembrando-os. Mas uma das vítimas do maníaco é a esposa de um detetive que entra em uma obstinada e solitária caçada ao assassino. Se parasse por aí, seria mais um policial hard-boiled na tradição do gênero, mas o detetive não se contentará com o extermínio do maníaco e prefere submetê-lo a um jogo insano de gato-e-rato! E no processo demente, o detetive irá se entregar ao seu dark-side por deixar aflorar seu sadismo metódico e sua violência fora do controle. Sua sede justiceira irá fazer dele algo muito próximo do maníaco que persegue.

Genial atualização do clichê Dirty Harry em uma produção admirável em todos os sentidos. Esteticamente se aproxima de um filme de terror por sua explicitação de violência e os medonhos banhos de sangue. A ação física entrega tudo o que se poderia esperar: embates corporais, mutilações, tiroteios, taras e detalhismos torture porn. Tecnicamente é um filme brilhante e com grandes momentos, como o duelo de facas dentro do carro, o guilhotinamento final, a câmera se deslocando pela cidade até encontrar a garota sozinha no terminal. Fotograficamente também tem passagens memoráveis: o assassino acordando no túnel, a "oficina" onde ele trabalha, os corredores da mansão, as assustadoras estradas noturnas.

E enquanto cinema e manipulação da narrativa emocional, também tem destaques, como a luta do policial e o maníaco na estufa ou quando o assassino percebe que está sendo rastreado e sua rendição ao final. Melhor de tudo: o filme jamais perde o aspecto humano em sua maratona sangrenta e culmina no "duelo de princípios" entre os protagonistas. Só tem coisa boa nesse filme? Só tem. Duas horas e vinte minutos de filmão da porra!

• O destaque é de Min-Sik Choi (Oldboy) compondo um vilão cínico, ardiloso e duro-na-queda como não se via desde o Max Cady de Robert De Niro.
• Melhor cena: o duelo a três dentro do carro!
• Referência: uma orelha encontrada como em Veludo Azul.

Expectativa 😈😈    Realidade 😈😈😈😈

Ovomaltino? Leite com pera?...

Nenhum comentário:

Postar um comentário