28 de julho de 2017

Os Olhos da Cidade São Meus

Anguish (Espanha, 1987)

Diret Bigas Luna
Com Michael Lerner, Zelda Rubinstein, Angel Jové, Talia Paul.

Olhos da Cidade São Meus

Promoção dois por um! Michael Lerner é um oculista diabético e está perdendo a visão. Sua mãe Zelda Rubinstein (Poltergeist) mantém contato e domínio telepático sobre ele e quando Michael perde o emprego na clínica, a controladora mamãe o conduz a uma cruzada vingativa contra a paciente que lhe causou problemas. E vai mais longe, Michael entra em um cinema e começa a extrair os olhos de alguns espectadores!!! Impossível comentar Anguish sem dar spoiler! Então vai: Michael e Zelda são na verdade personagens do filme The Mommy que uma plateia esta vendo, alguns apreciando, outros em estado de profunda agonia pela violência, pelo clima doentio, pelos olhos coletados pelo maníaco e imagens reais de cirurgia ocular! E entre os espectadores temos um homicida com especial conexão com o filme.

Anguish então é dois filmes pelo preço de um?! É isso e muito mais! O filme-dentro-do-filme se torna um jogo de espelhos que se multiplica e alcança a plateia real em um divertido jogo cinematográfico!
Genial suspense e possivelmente o melhor filme de Bigas Luna que vinha de uma carreira de trabalhos alternativos (Caniche, Bilbao) e depois se consagraria com dramas eróticos (As Idades de Lulu, Ovos de Ouro). Anguish equilibra com rara perfeição as narrativas paralelas e as referências à cultura pop do cinema: o fã obcecado que vê no maníaco do filme seu paralelo, a busca artística pelo limite entre realismo e fantasia nas ficções, a voluntaria submissão masoquista ao desagradável que caracteriza a cultura de massa moderna, especialmente nos filmes de terror. E também brinca com os paralelos que incorpora: The Mommy é cativante visualmente com suas luzes expressionistas, estética barroca e cores intensas, enquanto que a realidade é banhada por uma monótona e uniforme luz branca.

Em certo ponto o conceito de imersão geral se expande e provoca a plateia real por causa da expectativa pelo assassino infiltrado (se você estiver assistindo em uma plateia, melhor ainda). Uma brincadeira cinematográfica que certamente tem raízes em William Castle. Especialmente nas sequências em que o filme propõe hipnotizar os espectadores!!!

"O filme que você irá ver tem imagens subliminares e cenas de hipnose. Não causarão dano algum, mas se você sentir que está perdendo o controle e sua mente está abandonando seu corpo – saia da platéia imediatamente!"

• A direção de The Mommy é creditada a Anul Sagib!
• O filme Lost World (1925) se torna o terceiro filme que a platéia real assiste!!!
• Angel Jové (o assassino) foi ator e escritor parceiro de Luna em diversos trabalhos.
• Exibido na Mostra Internacional de Cinema de SP, teve uma modesta carreira cult em festivais posteriores.

Black Phillip já sabia 😈😈😈😈

Passando mal com o filme-combo?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário