30 de julho de 2017

Satã

Sheitan (FRA, 2006)

Diret Kim Chapiron
Com Vincent Cassel, Olivier Barthelemy, Roxane Mesquida, Leila Bekhti.

Satã

Já sei quem você é! Bart e sua turma de desajustados se divertem em um clube noturno às vésperas do Natal. Se interessam por Eve, jovem, bela e misteriosa. Entre chapação, flertes, furtos e brigas, Eve convida o grupo para sua casa de campo, para terminar o feriado. Na chegada, Bart toma uma mordida de um velho bode preto (olha o Black Phillip!) e conhecem o excêntrico caseiro Joseph que cada vez mais interfere nas atividades do grupo. Ele não parece o cara mais ajustado do mundo e seus acompanhantes e moradores locais parecem um bando preocupante de doentes mentais. 

Bem, Sheitan não pretende fazer muito segredo ou dar pistas pretensamente sofisticadas. Com o bode preto e seus filhotes "recepcionando" o pessoal logo no começo já sabemos que a coisa vai ficar estranha. E quando o cão de guarda do velho casarão se chama Cérbero, já dá pra imaginar onde Bart e seus amigos estão se metendo...

Pra resumir: Sheitan tem um clima de apresentação excepcional, mas não sustenta a boa impressão até o fim, simplesmente porque não tem muita coisa para acontecer. Problemas de roteiro, mas não importa pois o filme é um deleite visual e atmosférico. Imagine um filme de Jean Pierre Jeunet só que sujo e macabro! Muito valorizado pela fotografia e a autenticidade cenográfica. A progressão alucinada da primeira metade é desconcertante com a inserção dos moradores insanos e os banhos na fonte de águas naturalmente aquecidas. O velho casarão é um show à parte: decrépito e repleto de bonecos (almas?) em estado de restauração. Parece um local labiríntico, muito velho e com portas e corredores que acessam espaços misteriosos. E o filme ainda brinca com deja vu e repetição de realidades vividas.

O ator Vincent Cassel é co-produtor e está ótimo como Joseph com seu insano sorriso fixo em contração facial que pode ser apenas uma fachada caricata do real Joseph... Seu entusiasmo pelo nascimento do filho previsto para a noite de Natal é bastante visível e Bart pode estar levando tempo demais para desconfiar que há perigo no casarão! Quanto mais próxima a hora do nascimento, mais confusão, acidentes e agressão se manifestam. E Joseph precisa de algumas partes de corpos para acabar de compor o avatar de seu filho!

• Melhor cena: gafanhotos sob o cobertor!
• Melhor delírio: o bode preto na maca do hospital.
• Melhor nojinho: dois corvos dilaceram a carcaça de uma ratazana!
• Monica Bellucci faz uma participação como a vampira vista no filme da TV.
• Cassel está em dois papéis e seu close na cena final é especialmente incômodo.

Expectativa 😈😈     Realidade 😈😈😈😈

"Quem fez o melhor, Pacino ou De Niro?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário