30 de julho de 2017

A Dark Song

A Dark Song (Irlanda, Inglaterra, 2016)

Diret Lian Gavin
Com Catherine Walker, Steve Oram.

A Dark Song (Irlanda, ING, 2016)

Trajeto + destino. Terror e fantasia que surpreende por sua ousadia totalmente avessa à convenções mercadológicas. Sophia é um mulher que procura ajuda de um ocultista para a realização de um ritual. Seu filho pequeno foi morto e Sophia precisa de todas as formas entrar em contato com seu espírito para empreender sua vingança/justiça em relação ao ocorrido. Contrata então os serviços de Salomon, um especialista em ocultismo com quem se isola em um casarão afastado. Uma vez iniciado o processo, Sophia deverá se submeter às orientações de Salomon para que nada aconteça de errado na purificação de seu espírito e o devido contato com o além. Mas o processo e a busca de Sophia terá algumas surpresas no percurso.

O trajeto a ser percorrido não é apenas uma simples viagem de vai-e-volta. Traz outras implicações internas, implicações que não eram exatamente as que ela procurava. Na cultura que prega a execução da justiça como uma virtude, Sophia se defrontará com uma perspectiva realmente alternativa. 

Então A Dark Song é um surpreendente suspense que evita o cinema-espetáculo e se concentra em um tour emocional de descoberta e significado outro do termo "relação". Não é um filme para quem quer o tradicional rollercoaster de sustos e ação. Seus dois terços iniciais se concentram no ajuste entre os protagonistas e nos preparatórios do ritual com detalhismos didáticos. A "ação" se concentra na meia hora final e ainda assim, mesmo com as aparições, o suspense e a atmosfera macabra, o filme opta pelo fascínio e não pelo scare barato. Mais ainda: também não é um filme que posa de contestador, alternativo. Ele simplesmente tem sua proposta própria ... e é isso aí.

Um filme refinado, discreto e que certamente será melhor compreendido se visto mais de uma vez. A Dark Song é cinema fantástico em mais de um sentido.

• Melhor cena: a velha e a criança no corredor!
• Cena surpresa: Sophia é "batizada com a morte"! (calma, é uma cena de simbolismo, então não é spoiler ...)

Expectativa 😈😈      Realidade 😈😈😈😈

É refinado... mas tem sanguinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário